A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou o Fiesp Book 2º trimestre 2024, que traz uma análise do desempenho da produção industrial brasileira e as perspectivas da indústria paulista, a partir de dados históricos e tendências de curto prazo.
A publicação apresenta os dados da indústria de transformação do 1º trimestre, a avaliação dos empresários industriais do estado de São Paulo sobre o 2º trimestre deste ano e a expectativa para o 3º trimestre em relação à produção, vendas, custos e investimentos.
O objetivo deste Book é apresentar uma síntese das informações sobre a indústria de transformação brasileira, com foco em São Paulo e na percepção dos empresários industriais do estado. Este material capacita empresários, pesquisadores e a sociedade civil em geral com dados e análises atualizadas para embasar decisões e pautar o debate econômico nacional.
No 2º trimestre/24, a indústria geral demonstrou, sobretudo, a percepção de melhora da produção e das vendas. Entretanto, apontou que os custos e todos os investimentos levantados na pesquisa (máquinas e equipamentos, P&D, Indústria 4.0 e capacidade instalada) apresentaram piora se comparado ao trimestre anterior.
Para o 3º trimestre/24, os empresários industriais paulistas projetam a melhora da produção, das vendas e dos investimentos em Indústria 4.0 e capacidade instalada.
Entre os resultados de segmentos, que não é ponderado por porte como os gerais, fica evidente a piora em boa parte dos dados levantados. No entanto, as expectativas dos empresários na maior parcela dos segmentos, principalmente em relação a produção e as vendas, é de melhora para o terceiro trimestre.
Clique aqui e acesse o Fiesp Book.
Fonte: Fiesp