O SINCOBESP – Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal é a entidade sindical nacional representativa do setor de reciclagem de proteína animal (empresas, que coletam e processam subprodutos de açougues, matadouros de bovinos, aves, suínos, penas, ossos, gorduras, sangue e afins), para a produção de inúmeros ingredientes que servirão como matéria-prima, para abastecer outros setores industriais como a indústria farmacêutica humana e a veterinária, a indústria química convencional na fabricação de tintas e vernizes, a indústria de biocombustíveis com a produção de biodiesel, a indústria de higiene pessoal, de fabricação de produtos de limpeza, além de fornecer insumos para a produção de ração animal na categoria petfood e também para animais de grandes portes.
O SINCOBESP é uma entidade sindical, patronal, atuante há 25 anos na representatividade do segmento da reciclagem de proteína animal, foi fundado em 1999 pelas empresas graxeiras da região metropolitana de São Paulo, tendo sua atividade sindical representativa em todo o território nacional.
Nossa sede está situada à Avenida Paulista, nº 1.313, Cj. 470, no prédio da FIESP, no bairro Cerqueira César, em São Paulo -SP, onde realizamos nossas assembleias, reuniões e demais eventos de importância para a entidade e seus representados.
O sindicato é associado à FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e demais federações do país, atuando diretamente na defesa dos interesses do setor de reciclagem de proteína animal, representando as empresas do setor junto aos órgãos e autarquias governamentais como a Receita Federal, as autoridades municipais de vigilância sanitária, companhias de abastecimento estaduais e demais órgãos de competência federal.
A história da entidade começa no ano de 1996 com a fundação da ACOBESP – Associação dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal do Estado de São Paulo, contando com apenas seis associados.
Em 1999, a associação se tornou o SINCOBESP (Sindicato dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal do Estado de São Paulo), para então, em 2003, ampliar a sua representatividade a nível nacional, passando a atuar no fomento do setor como o Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subproduto de Origem Animal, com 35 associados em todo o país.
A missão do SINCOBESP é representar os interesses do setor de reciclagem de proteína animal, fortalecer o crescimento econômico da atividade empresarial e a geração de empregos por todo o país.
A entidade busca promover e divulgar informações tecnológicas para o desenvolvimento da atividade industrial, além de fomentar o processo de exportação dos produtos de seus associados.
Também representa os interesses gerais da atividade econômica e de seus filiados junto às negociações com os sindicatos da categoria profissional correspondente, fazendo uso de sua prerrogativa e legitimidade para celebrar acordos coletivos, convenções coletivas de trabalho, e representar o setor junto aos órgãos governamentais nas esferas administrativas e judiciais, inclusive no tocante às participações na elaboração da legislação do trabalho.
Por fim, o SINCOBESP atua diretamente na defesa dos interesses do seus filiados e também contribui para a divulgação de singular importância da atividade econômica de reciclagem de proteína animal e contribui para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente a nível mundial.