XXI Congresso Brasil Rendering reúne autoridades da reciclagem animal, indústria e agronegócio

Além de reunir alguns dos principais especialistas do setor de reciclagem de proteína animal, o XXI Congresso Brasil Rendering, realizado pelo SINCOBESP no dia 05 de junho, teve a presença de autoridades da indústria nacional como o Presidente em exercício da FIESP, Rafael Cervone, o Vice Presidente da Federação e diretor titular dos departamentos DESIN e DDI, Paulo Schoueri, além da participação do agronegócio brasileiro, com a presença de Roberto Betancourt, Diretor Titular do DEAGRO, o que enfatizou a importância do sindicato nessas duas frentes de atuação, ambas fundamentais para o crescimento da economia do país.

O evento aconteceu no Distrito Anhembi, em São Paulo, e discutiu os principais temas ligados à evolução da cadeia produtiva, além do cenário econômico do país, a importância da graxaria para a produção de biodiesel e a jornada da transformação digital para indústrias.

Dando início à solenidade de abertura, o Presidente do SINCOBESP, Nelson Antônio Braido, deu as boas-vindas aos participantes do congresso e ressaltou o crescimento e aperfeiçoamento percebidos pelo sindicato nas indústrias de reciclagem de proteína animal.

“Ao longo dos últimos anos, nosso setor vem crescendo e se aprimorando, a demanda por produtos de origem da reciclagem de proteína animal tem aumentado, gerando uma consciência ambiental e uma busca por soluções inovadoras e sustentáveis.

Nesse contexto, nosso Congresso coopera para a disseminação de conhecimentos e elaboração de resoluções para cada um dos desafios que nosso segmento enfrenta”, afirmou Braido.

Rafael Cervone, Presidente da FIESP em exercício e Presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), parabenizou o SINCOBESP pelo evento e afirmou que fóruns como o Congresso Brasil Rendering são fundamentais para compartilhar conhecimento e mostrar o empenho do sindicato em prol da expansão do setor.

“A graxaria recolhe e recicla 99% dos resíduos produzidos pela cadeia da carne; essa indústria também contribui com a produção do biodiesel e do bioquerosene. Por essa razão, esse é um segmento que merece toda a atenção do mundo”, finalizou Cervone.

Por sua vez, Paulo Schoueri, Vice-Presidente da Fiesp, saudou o Presidente do SINCOBESP pelo trabalho realizado pelo sindicato e se mostrou um apoiador do setor ao falar das ações do departamento intersindical da Federação: “Faz tempo que acompanho o trabalho do SINCOBESP e tenho que falar que tudo o que fazemos na FIESP consiste em melhorar ainda mais o ambiente de negócios para cada sindicato e tornar mais forte a relação deles com as empresas associadas.”

Dando ênfase à nutrição animal, o médico veterinário e CEO do Sindirações, Ariovaldo Zani, falou sobre como o setor cresceu nas últimas décadas graças a um aproveitamento da matéria-prima por parte das indústrias. “Fomos muito favorecidos pela oportunidade de utilizar essa matéria-prima que é tão completa do ponto de vista nutricional para diversas espécies de animais, incluindo pets.”

Por fim, Roberto Betancourt, Diretor Titular do Departamento do Agronegócio da FIESP (DEAGRO), foi enfático ao dizer que o setor de graxaria faz há mais de 50 anos o que hoje é “moda”: se referindo à economia circular. “O SINCOBESP tem feito há muito tempo aquilo que o mundo quer e precisa: reciclar e reaproveitar todos os nutrientes que outras cadeias não aproveitam”, concluiu.

O Congresso é realizado anulamente pelo SINCOBESP e o credenciamento é gratuito.