Institucional
O SINCOBESP – Sindicato Nacional dos Coletores e beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal conta com alguns nomes em sua estrutura
Presidente – Nelson Antônio Braido.
Vice-Presidente – Rodrigo Giglio.
Diretor Executivo e Jurídico – Osmar Spinussi Junior.
Objetivos:
A entidade tem como seus principais objetivos:
• Fortalecer o setor econômico
• Manter a cadeia produtiva operante
• Capacitação profissional
• Manutenção de informações sobre o setor
• Representação nacional junto aos acordos coletivos da categoria
• Representação internacional com missões profissionais
• Desenvolver a gestão de projetos para fomento do mercado nacional e Internacional ampliando as exportações do setor de reciclagem de produtos e subprodutos de proteína animal.
Missão:
O SINCOBESP tem como missão impulsionar o setor de reciclagem de proteína animal no Brasil por meio de ações estratégicas que desenvolvam potencial para a competição no mercado nacional e internacional, zelando pela qualidade dos produtos de seus filiados e a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
A entidade também promove o debate sobre os assuntos técnicos do setor para capacitação de mão de obra, controle de qualidade e incentivo à industrialização no país.
O sindicato participa ativamente de debates sobre os temas legislativos do setor.
Valores:
O SINCOBESP tem como valores:
• Ética, atuar com transparência e confiabilidade nas relações.
• Responsabilidade, agir com respeito a todas as prerrogativas da entidade, em todos os acordos assumidos.
• Sustentabilidade, ser sustentável, dar continuidade progressiva ao trabalho já desenvolvido em comprometimento com a educação e o meio ambiente.
• Qualidade, primar pela qualidade dos produtos promovidos.
• Associativismo, agir em prol dos interesses do setor visando o resultado positivo de todos.
Palavra do Presidente
Presidente – Nelson Antônio Braido
O setor de graxarias tem conquistado singular importância no mercado nacional e internacional, sobretudo com a atividade essencial de coleta de subprodutos de origem animal, para seu posterior beneficiamento, que promove a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade da cadeia industrial de reciclagem de proteína animal. A atividade centenária passou por diversas transformações, contribuindo com o controle de zoonoses, passando pela reciclagem de proteínas e gorduras animais para a produção de rações e alcança nos dias atuais um papel importantíssimo junto à indústria de transformação, com o fornecimento de matérias – primas como base de fabricação de milhares de produtos altamente consumidos pelo mundo todo. Após 100 anos de atividade no país temos produtos fabricados a partir de matérias-primas que o setor produz, abastecemos diversos outros setores industriais igualmente sustentáveis e despontamos com a exportação de nossos produtos. O segmento é responsável pelo abastecimento nacional e internacional para a fabricação de biodiesel, produto oriundo do grande marco do processo industrial, cuja denominação popular se divulga como a “indústria verde”. A partir do sebo industrial, um dos principais produtos fabricados pelo setor, o mercado internacional de produção de biodiesel garante protagonismo frente à política de créditos de carbono internacional e também à migração do uso de combustíveis fósseis para o uso de biocombustíveis na aviação comercial internacional. O momento é histórico no tocante à evolução do processo industrial a nível mundial, num grande passo para a transformação da indústria e a preservação do meio ambiente. É gratificante participar de notável momento histórico, contribuindo para a preservação de nossos recursos naturais. O trabalho do SINCOBESP promove o fomento da atividade econômica e também da qualidade dos produtos fabricados pelos seus associados. De antemão, o setor garante milhares de empregos gerados, além da arrecadação de tributos e contribui diretamente para o crescimento do PIB do país. A entidade sindical patronal atua incansavelmente para melhor representar o segmento e acompanhar de perto todos os interesses de seus associados, é com muito orgulho que fazemos parte do grande “movimento verde” para garantir a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.